Coreia do Norte diz ter realizado primeiro teste bem-sucedido de míssil balístico intercontinental
Por Christine Kim e Jack Kim
SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira que realizou pela primeira vez um teste bem-sucedido do lançamento de um míssil balístico intercontinental, cujo trajeto especialistas disseram permitir que atinja o Estado norte-americano do Alasca.
O lançamento ocorreu dias antes de encontro dos líderes do G20 previsto para discutir os passos necessários para controlar o programa de armas da Coreia do Norte, que o país tem dado continuidade em desafio às sanções do Conselho de Segurança da ONU.
O lançamento, que a mídia estatal norte-coreana disse ter sido ordenado e supervisionado pelo líder Kim Jong Un, enviou o foguete a 933 quilômetros, alcançando uma altitude de 2.802 quilômetros em um tempo de voo de 39 minutos.
A Coreia do Norte havia dito querer desenvolver um míssil equipado com uma ogiva nuclear capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos.
(Reportagem adicional de Soyoung Kim em Seul, Kiyoshi Takenaka eElaine Lies em Tóquio, Ben Blanchard em Pequim e Ayesha Rascoe em Washington)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.