Alerta sonoro de chuva assusta moradores de Campinas (SP): 'Quase infartei'

Moradores de Campinas, no interior de São Paulo, se assustaram após um alerta da Defesa Civil ser enviado, pela primeira vez, para os celulares deles em razão das chuvas. A previsão é que o município tenha um dia chuvoso nesta quinta-feira.

O que aconteceu

Defesa Civil enviou o primeiro alerta sonoro à população. O aviso era sobre a possibilidade de chuva forte com "alto risco de enxurradas e inundações" durante a madrugada de hoje. Foi a primeira vez que o alerta sonoro sobre os riscos de incidentes foi enviado aos celulares da população.

Em comunicado, o órgão informou que, às 22h21 da quarta-feira (25), "emitiu o primeiro alerta via Cell Broadcast em situação real", o que representa um "marco histórico" para a força. "Classificado como modelo severo, o alerta foi enviado de forma preventiva para alertar a população sobre o risco de enxurradas e inundações, com validade de duas horas", completou.

O alerta foi baseado em análises do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), "que identificou um cenário de Risco Hidrológico alto, com condições meteorológicas adversas e deslocamento de áreas de instabilidade, elevando o potencial de enxurradas e inundações na região de Campinas".

O objetivo principal do aviso, segundo a Defesa Civil, é de informar a população sobre o risco. Além disso, ele possibilita que os moradores da região tenham tempo para tomar medidas preventivas que possam reduzir os possíveis danos causados em decorrência das chuvas. O comunicado diz ainda que o sistema "contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e a comunidade, promovendo uma resposta rápida e coordenada".

Mas o envio do alerta também teve outro resultado. O alto sinal sonoro emitido pela notificação assustou os moradores. Os termos "Campinas" e "Defesa Civil" entraram para os assuntos mais comentados do X.

Veja algumas reações abaixo:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.