Dissidente chinês Liu Xiaobo está em estado crítico de saúde, diz hospital
PEQUIM (Reuters) - O dissidente chinês e vencedor do prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo está em estado crítico e sua respiração está falhando, informou nesta quarta-feira o hospital que está lhe tratando.
Liu, um importante participante nos protestos pró-democracia na praça de Tiananmen em 1989, foi preso por 11 anos em 2009 por "incitar subversão do poder do Estado" e ajudar a escrever uma petição conhecida como "Carta 08" pedindo amplas reformas políticas.
Ele foi recentemente transferido da prisão para um hospital para ser tratado por um câncer de fígado em estágio avançado.
As funções renais e hepáticas de Liu estão falhando e ele sofre de coágulos no sangue, entre outros quadros, informou em seu site o hospital na cidade de Shenyang.
No entanto, a família de Liu negou o uso de máquinas de intubação para ajudá-lo a respirar com a ajuda de um tubo plástico em sua traqueia, informou o hospital.
"O paciente está em uma condição seriamente crítica, o hospital está fazendo tudo que pode para salvá-lo, e seus familiares entendem a situação e deram suas assinaturas", acrescentou, sem mais detalhes.
O anúncio sugeria uma significativa deterioração na saúde de Liu desde a manhã desta quarta-feira, quando o hospital informou que ele estava sendo tratado por pioras na função hepática, choque séptico e disfunção de orgãos.
(Por Christian Shepherd)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.