Chefe da Liga Árabe diz que Israel está "brincando com fogo" sobre Jerusalém

CAIRO (Reuters) - A Liga Árabe alertou que Israel está "brincando com fogo" na "linha vermelha" de Jerusalém e seus ministros das Relações Exteriores realizarão uma reunião de emergência na quarta-feira sobre a violência israelense-palestina, de acordo com comunicados divulgados neste domingo.

Israel enviou tropas adicionais à Cisjordânia no sábado, após surtos de violência devido à instalação de detectores de metal, realizada por Israel, nos pontos de entrada do Nobre Santuário do complexo do Monte do Templo na antiga cidade murada de Jerusalém.

Um palestino esfaqueou três israelenses até a morte na sexta-feira, horas depois que três palestinos foram assassinados.

Em Jerusalém, no sábado, a polícia israelense usou equipamento para conter tumultos para dispersar dezenas de palestinos que atiravam pedras e garrafas contra eles.

"Jerusalém é uma linha vermelha que árabes e muçulmanos não têm permissão de atravessar... E o que está acontecendo hoje é uma tentativa de impor uma nova realidade na Cidade Santa", disse o sscretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, em comunicado.

"O governo israelense está brincando com fogo e arriscando uma grande crise com o mundo árabe e islâmico."

Os ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe vão realizar reuniões de emergência no Cairo nesta quarta-feira, disse o grupo em comunicado.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas planeja se reunir na segunda-feira para discutir a mais recente onda de violência entre palestinos e israelenses em anos. Suécia, Egito e França solicitaram a reunião para discutir urgentemente a redução das tensões em Jerusalém.

Comandantes do Exército israelense alertaram que a violência pode aumentar.

(Por Mostafa Hashem)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos