Topo

Autoridades de Trump encaram turbulência por altos gastos com viagens

28/09/2017 20h52

Por Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - Tom Price disse nesta quinta-feira que continua tendo a confiança do presidente dos EUA, Donald Trump, apesar das afirmações de Trump de que não está feliz com caros hábitos de viagens de seu chefe do departamento de saúde, uma questão também problemática para outras duas autoridades seniores do governo.

Autoridades seniores do governo dos Estados Unidos viajam frequentemente, mas devem manter os custos baixos ao usar voos comerciais quando possível.

Price, um ex-membro do Congresso que atualmente é secretário dos Serviços de Saúde de Trump, usou ao menos duas dúzias de voos particulares desde maio, com um custo a contribuintes norte-americanos de mais de 400 mil dólares, de acordo com a publicação Politico, que relatou inicialmente que a quantia chegava a 300 mil dólares e então aumentou após maior investigação.

Trump disse na quarta-feira que está analisando a questão, acrescentando não estar feliz com isto. Perguntado por repórteres se irá demitir Price, Trump disse: “Vamos ver”.

Price, o administrador da Agência de Proteção Ambiental, Scott Pruitt, e o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, estavam todos na defensiva sobre relatos acerca de seus hábitos de voos, como aluguel de jatos particulares ou uso de aeronaves do governo dos EUA.

Após um evento em Washington promovendo o uso de vacinas para gripe, Price falou a repórteres sobre a questão de viagens. “Eu acho que nós ainda temos a confiança do presidente... Nós vamos superar isto”, disse.

As viagens de Price e dos membros do gabinete de Trump estão sendo investigadas por um comitê da Câmara dos Deputados dos EUA. O principal democrata do painel, Elijah Cummings, tem perguntado por que autoridades não podem usar voos comerciais ou trens para manter os custos baixos.

Democratas do Senado também escreveram nesta quinta-feira para Price exigindo informações sobre seus voos.