Cuba e Coreia do Norte rejeitam demandas "unilaterais e arbitrárias" dos EUA
HAVANA (Reuters) - O ministro de Relações Exteriores de Cuba e seu homólogo norte-coreano rejeitaram, na quarta-feira, demandas "unilaterais e arbitrárias" dos Estados Unidos, expressando preocupação com as crescentes tensões na Península Coreana, afirmou o ministério cubano em comunicado.
A Coreia do Norte está buscando apoio em meio à pressão sem precedentes por parte dos Estados Unidos e a comunidade internacional para abandonar seus programas de míssil e armas nucleares, que tem desenvolvido em desafio a resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
A Coreia do Norte, que esconde seus planos de desenvolver um míssil capaz de atingir o território norte-americano, tem mantido boas relações políticas com Cuba desde 1960, apesar da oposição da ilha a armas nucleares.
Alguns diplomatas disseram que Cuba também é um dos poucos países que pode ser capaz de convencer Pyongyang a se distanciar do atual confronto com os Estados Unidos, que ameaça chegar a uma guerra.
Os ministros, que se encontraram em Havana, pediram por "respeito à soberania dos povos" e por uma "solução pacífica das disputas", de acordo com comunicado divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores de Cuba.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.