Topo

Terra do congelamento: onda ártica atinge Meio Oeste e Nordeste dos EUA

28/12/2017 21h06

NOVA YORK (Reuters) - A maior parte do Nordeste e do Meio Oeste dos Estados Unidos lidou com um intenso frio pós-Natal nesta quinta-feira, com expectativa de queda das temperaturas para até 29 graus Celsius negativos na Dakota do Norte, conforme meteorologistas alertaram que o duro clima de inverno deve estar presente nas festas do Ano Novo.

O clima está pronto para testar a determinação de centenas de milhares de pessoas na Times Square de Nova York, na noite do Ano Novo, no domingo. Os meteorologistas disseram que a temperatura pode cair abaixo dos 12 graus Celsius negativos, bem abaixo da média típica para o dia.

Tioga, a 322 quilômetros ao norte de Bismarck, recebeu a honra de local mais frio nos Estados Unidos, de acordo com o porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional, Bob Oravec. A temperatura atingiu -26 graus Celsius nesta quinta-feira e a expectativa era queda ainda mais acentuada.

“Amanhã de manhã, as temperaturas mínimas chegarão provavelmente a 26 a 29 graus abaixo de zero nas áreas no norte e noroeste da Dakota do Norte, talvez até mesmo no norte de Minnesota”, disse Oravec.

Na quarta-feira, International Falls, em Minnesota, a cerca de 480 quilômetros de Minneapolis, fez jus a sua reputação como a “caixa de gelo da nação”. A temperatura chegou a -38 graus Celsius, quebrando o antigo recorde de -35,5 graus, estabelecido em 1924.

(Reportagem de Gina Cherelus, em Nova York)