Rebeldes sírios deixam enclave no sul conforme exército avança no norte
BEIRUTE (Reuters) - Rebeldes sírios começaram a deixar um enclave no sudoeste da Síria nesta sexta-feira sob um acordo de rendição com o governo, conforme o exército avançava no noroeste --principal reduto remanescente dos insurgentes.
A TV estatal exibiu imagens do comboio de ônibus levando os rebeldes deixando Beit Jin.
Forças do governo e milícias muçulmanas xiitas aliadas forçaram diversos bolsões rebeldes a se renderem desde que a Rússia levou intenso poder aéreo para ajudá-las em 2015, afastando os insurgentes para um menor número de enclaves.
A área no noroeste do país em torno da província de Idlib é o território mais importante dos rebeldes. Eles também possuem uma grande área fronteiriça à Jordânia e às Colinas de Golã, no sudoeste próximas a Deraa e controladas por Israel, assim como bolsões espalhados por outras áreas, incluindo o leste de Ghouta, próximo a Damasco.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho sírio informaram nesta sexta-feira que finalizaram uma retirada médica de 29 pessoas muito doentes do leste de Ghouta como parte de um acordo de troca por prisioneiros mantidos pelos rebeldes.
Combatentes e suas famílias começaram a deixar Beit Jin, a 40 quilômetros a sudoeste de Damasco, nesta sexta-feira após perderem áreas próximas para o exército e seus aliados em confrontos intensos neste mês, relatou a TV estatal.
(Reportagem de Angus McDowall)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.