Suíça entra em alerta de avalanche na véspera de fórum em Davos
ZURIQUE (Reuters) - A Suíça entrou em alerta de avalanche nesta segunda-feira, conforme neve fresca se acumulou em grande parte dos Alpes, um dia antes do início do Fórum Econômico Mundial em Davos.
Um boletim do Instituto SFL para Pesquisa de Neve e Avalanche em Davos indicou uma grande parte do país montanhoso sob perigo nível 5 de avalanche, o mais alto em uma escala de 1 a 5.
“Neve fresca e movimentações de acúmulos de neve são propensas a gerar avalanches. Até tarde da noite um alto número de avalanches naturais são esperadas”, informou o boletim.
Deslizamentos de neve podem ser profundos e grandes, acrescentou, apresentando perigo a assentamentos e rotas de trânsito expostas.
O acúmulo de neve é o maior desde 1999.
Em Davos, onde autoridades retiraram duas dúzias de pessoas de casas em alto risco, o acesso a estradas ainda estava aberto, conforme equipes usaram explosões controladas para reduzir a chance de deslizamentos. O sol deve voltar na terça-feira.
Zermatt, no sudoeste da Suíça, permaneceu fechada por estrada e ferrovia. Uma ponte aérea de helicóptero que levava pessoas para dentro e fora de um popular resort de esqui ficou fora de ação por conta das condições meteorológicas ruins, disse uma porta-voz da cidade.
(Reportagem de Michael Shields)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.