Três policiais iranianos morrem em confrontos com manifestantes sufistas

LONDRES (Reuters) - Três policiais foram mortos em Teerã nesta segunda-feira, disse um porta-voz da polícia, em confrontos com membros de uma ordem religiosa muçulmana vista como uma ameaça ao establishment teocrático xiita.

Imagens de vídeos publicadas nas redes sociais na noite desta segunda-feira mostravam confrontos entre forças da segurança e membros dos dervixes gonabadi, uma ordem que segue a corrente mística sufista do Islã. Eles haviam se juntado em frente a uma delegacia, exigindo a libertação de alguns membros do grupo.

“Alguns perturbadores da segurança e ordem usaram um ônibus hoje e mataram três policiais... Os assassinos foram presos segundos após o crime”, disse o porta-voz da polícia Saeed Montazer al-Mahdi à TV estatal.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostrava um ônibus branco se chocando contra um grupo de cerca de 40 policiais da tropa de choque em uma rua estreita. O ônibus também atinge diversos carros estacionados conforme tenta fugir do local. A autenticidade do vídeo não pôde ser verificada.

A agência de notícias Fars relatou que o motorista era um membro da corrente sufista. A agência também relatou que diversos policiais e pedestres ficaram feridos.

Outros vídeos publicados nas redes sociais mostravam a polícia disparando gás lacrimogêneo para dispersar dervixes e outros manifestantes. Também foram publicadas fotos de manifestantes feridos, com rostos cobertos de sangue.

De acordo com o Majzooban, um site ligado aos sufistas gonabadi, alguns manifestantes foram baleados pela polícia. O site também relatou que alguns manifestantes feridos haviam sido presos em hospitais.

A Reuters não pôde confirmar os relatos de forma independente.

De acordo com o Centro para Direitos Humanos no Irã, uma organização sem fins lucrativos sediada em Nova York, diversos dervixes foram presos nos últimos dois meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos