Topo

Escudo térmico em sonda para Marte 2020 é danificado em teste; data de lançamento não é afetada

Ilustração artística do que será a sonda da Nasa viajando no espaço até Marte - Nasa/Reuters
Ilustração artística do que será a sonda da Nasa viajando no espaço até Marte Imagem: Nasa/Reuters

Reuters

28/04/2018 15h30

Um escudo térmico usado em uma sonda da Nasa projetada para enviar um veículo de seis rodas à Marte em 2020 sofreu uma avaria "inesperada" durante um teste estrutural neste mês, levando a agência espacial a montar um substituto, disse a agência espacial norte-americana.

"A situação não afetará a data de prontidão do lançamento da missão em 17 de julho de 2020", disse a Nasa em um comunicado.

A avaria ocorreu perto da borda externa do escudo e abrange a circunferência do componente, segundo a Nasa.

A missão de 2 bilhões de dólares colocará o veículo de exploração espacial em Marte, onde ele perfurará pedras e o solo em busca de sinais de vida microbiana passada. A missão também procurará formas de apoiar uma missão tripulada ao planeta.

O momento do lançamento é fundamental. Em julho e agosto de 2020 as posições da Terra e de Marte estarão alinhadas de uma forma que significará que menos energia será necessária para alcançar o planeta vermelho em comparação com outras épocas.

O escudo térmico da sonda Marte 2020 atingirá temperaturas de cerca de 2.100 graus Celsius, com velocidades de mais de 19.550 km/h em direção à superfície de Marte, disse a Nasa.