Topo

Exército sírio diz que capturou vilarejos de forças apoiadas pelos EUA

29/04/2018 11h01

AMÃ (Reuters) - O exército sírio disse neste domingo que capturou uma série de vilarejos das Forças Democráticas Sírias (SDF), apoiadas pelos Estados Unidos, a leste do rio Eufrates, perto da fronteira com o Iraque, onde as forças curdas estão no controle, disse a televisão estatal.

As forças representantes apoiadas pelos EUA e lideradas pela milícia curda YPG apreenderam desde o ano passado boa parte do território a leste do Eufrates na província de Deir al-Zor, como parte de uma grande campanha que expulsou os militantes do Estado Islâmico da Síria Oriental.

O exército sírio, apoiado pela Rússia, raramente se confrontou com forças da SDF nesta campanha contra o Estado Islâmico e ficou longe das áreas a leste do Eufrates, focando em reconquistar o território dos militantes a oeste do rio.

Representantes das SDF não estavam imediatamente disponíveis para comentários.  

Existiam elaboradas 'linhas de redução do conflito' separando as forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos, presentes no lado leste do rio, das forças apoiadas pela Rússia e o Irã, no lado oeste, para evitar choques, disseram analistas de defesa e autoridades do exército dos Estados Unidos.

(Por Suleiman Al-Khalidi)