Topo

Irã confirma prisão de professor com cidadania britânica e iraniana por acusações de segurança

29/04/2018 12h26

DUBAI (Reuters) - O Irã confirmou neste domingo que prendeu um acadêmico britânico-iraniano por acusações de segurança, disse a mídia estatal, na última de uma série de prisões de pessoas com dupla nacionalidade na República Islâmica nos últimos anos.  

Na quarta-feira, o Centro para Direitos Humanos no Irã (CHRI), sediado em Nova York, disse que os guardas revolucionários iranianos prenderam em meados de abril Abbas Edalat, um cidadão com cidadania britânica e iraniana que é professor de Ciências da Computação na Imperial College, em Londres.

Questionado sobre os relatos de prisão de Edalat, o porta-voz do judiciário Gholamhossein Mohseni Ejehi disse a repórteres em Teerã: "Eu confirmo a prisão dele por acusações de segurança, mas não posso dar detalhes", de acordo com a emissora estatal IRIB.

A agência de notícias semioficial Fars noticiou na quinta-feira que Edalat era parte de uma "rede de infiltração afiliada ao Reino Unido", cujos membros foram presos.

O Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) disse que está buscando informações no Irã com urgência sobre a prisão de Edalat.