Irã confirma prisão de professor com cidadania britânica e iraniana por acusações de segurança
DUBAI (Reuters) - O Irã confirmou neste domingo que prendeu um acadêmico britânico-iraniano por acusações de segurança, disse a mídia estatal, na última de uma série de prisões de pessoas com dupla nacionalidade na República Islâmica nos últimos anos.
Na quarta-feira, o Centro para Direitos Humanos no Irã (CHRI), sediado em Nova York, disse que os guardas revolucionários iranianos prenderam em meados de abril Abbas Edalat, um cidadão com cidadania britânica e iraniana que é professor de Ciências da Computação na Imperial College, em Londres.
Questionado sobre os relatos de prisão de Edalat, o porta-voz do judiciário Gholamhossein Mohseni Ejehi disse a repórteres em Teerã: "Eu confirmo a prisão dele por acusações de segurança, mas não posso dar detalhes", de acordo com a emissora estatal IRIB.
A agência de notícias semioficial Fars noticiou na quinta-feira que Edalat era parte de uma "rede de infiltração afiliada ao Reino Unido", cujos membros foram presos.
O Escritório de Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) disse que está buscando informações no Irã com urgência sobre a prisão de Edalat.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.