Topo

Trump diz que zona desmilitarizada entre Coreias e Cingapura podem ser locais para cúpula com Kim

30/04/2018 15h51

Por Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que a zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é um local excelente para sua cúpula planejada com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, mas que Cingapura também é um possível local.

Os comentários de Trump em entrevista coletiva durante visita do presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, sugerem que a Casa da Paz na zona desmilitarizada, onde Kim se encontrou na semana passada com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, é o local mais provável para o primeiro encontro entre líderes em exercício dos EUA e da Coreia do Norte.

Mas uma autoridade sênior norte-americana disse que Cingapura ainda está no topo da lista de possíveis locais para a cúpula, cuja data ainda não foi estabelecida. Trump quer realizar o encontro no final de maio ou começo de junho.

“Estamos analisando diversos países, incluindo Cingapura. E nós também estamos pensando sobre a possibilidade da Casa da Paz/Casa da Liberdade na zona desmilitarizada”, disse Trump.

Segundo Trump, a Casa da Paz carrega valor simbólico que sediar a cúpula em um país terceiro não carregaria. O presidente tentou visitar a zona desmilitarizada em novembro durante visita a Seul, mas neblina densa forçou seu helicóptero a voltar.

Algumas autoridades norte-americanas argumentaram privadamente que realizar a cúpula na zona desmilitarizada entre as duas Coreias iria apresentar a aparência indesejada de que Trump viajaria até Kim, ao invés dos dois se encontrando em um local neutro.

Mas autoridades também debateram sobre o quão longe Kim seria capaz de viajar.

“Eu acho que algumas pessoas podem não gostar da aparência disto”, disse Trump sobre a ideia de uma cúpula na zona desmilitarizada. “E algumas pessoas gostam muito disto.”