Advogado de Trump se encontrou com oligarca russo pouco antes de posse do presidente, diz fonte
WASHINGTON (Reuters) - Um oligarca russo com ligações com o Kremlin se encontrou com o advogado do presidente Donald Trump Michael Cohen na Trump Tower de Nova York pouco menos de duas semanas antes da posse de Trump como presidente, disse nesta sexta-feira uma fonte familiar ao encontro.
Durante uma discussão 11 dias antes da posse no escritório de Cohen, localizado no 26º andar do arranha-céu, Cohen e o empresário russo Viktor Vekselberg conversaram sobre melhorar relações entre Moscou e Washington e marcaram de se encontrar novamente na posse, relatou o New York Times pela primeira vez.
O jornal citou Andrew Intrater, um norte-americano que participou do encontro e administra investimentos para Vekselberg.
A fonte, que falou em condição de anonimato, confirmou por telefone à Reuters a informação do New York Times.
Cohen e um advogado de Intrater não puderam ser imediatamente contatados para comentários.
O jornal relatou que dias após a posse de Trump como presidente, em janeiro de 2017, a companhia de private equity de Intrater, Columbus Nova, deu a Cohen um contrato de consultoria de 1 milhão de dólares, que agora está sob investigação de autoridades federais dos EUA.
O procurador especial Robert Mueller está realizando uma extensa investigação sobre supostos contatos e transações entre Trump, seus associados e a Rússia, antes e depois da eleição presidencial norte-americana de 2016.
Procuradores federais da procuradoria dos EUA em Manhattan estão, enquanto isso, realizando uma investigação separada sobre relações financeiras e comerciais de Cohen.
Intrater disse ao New York Times que Vekselberg, seu primo e seu maior cliente, não instruiu a Columbus Nova a contratar Cohen como um consultor.
(Reportagem de Mark Hosenball, Nathan Layne e Karen Freifeld)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.