Oposição assegura votos suficientes para derrubar premiê espanhol Rajoy
Por Julien Toyer
MADRID (Reuters) - As horas do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, no cargo pareciam estar contadas nesta quinta-feira, depois que um partido basco anunciou que apoiará uma moção de desconfiança convocada em decorrência de um caso de corrupção, abrindo caminho para o líder socialista Pedro Sánchez assumir o poder.
O apoio do Partido Nacionalista Basco (PNV) dará a Sánchez os 180 votos necessários para se tornar premiê, mais do que a maioria absoluta de 176 votos que precisaria para tomar posse imediatamente se a moção de desconfiança for votada na sexta-feira, como programado.
Rajoy pode atrasar a transição se renunciar antes da votação.
A saída de Rajoy desencadearia uma segunda crise política no sul da Europa, afetando ainda mais os mercados financeiros já preocupados com as tentativas fracassadas de formação de governo na Itália três meses após uma eleição nacional.
Mas como a maioria dos partidos espanhóis é favorável ao respeito às regras fiscais da União Europeia, é muito improvável que um novo governo siga a Itália e passe a questionar a adesão ao euro.
(Reportagem adicional da redação de Madri)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.