Topo

Israel derruba casa de família de agressor palestino na Cisjordânia

28/08/2018 10h48

Por Ali Sawafta

KAUBER, Cisjordânia (Reuters) - Os militares de Israel demoliram nesta terça-feira a casa da família de um adolescente palestino na Cisjordânia ocupada que matou um israelense em um assentamento judeu um mês atrás e foi morto a tiros.

Filmagens distribuídas pelos militares mostraram uma escavadeira blindada destruindo a estrutura de um andar no vilarejo de Kauber, situado ao norte da cidade palestina de Ramallah.

Mohammed Tareq Ibraham Dar Youssef, de 17 anos, invadiu o assentamento de Adam em 26 de julho e esfaqueou três pessoas, matando Yotam Ovadia, de 31 anos. Um dos feridos matou o palestino a tiros, informaram os militares.

O tio de Dar Youssef, Khaled Abu Ayyoush, disse que os pais, dois irmãos e duas irmãs do jovem moravam na casa. A família, segundo ele, não tinha ideia de sua intenção de realizar o ataque.

"Por que eles têm culpa? A política contínua de punição coletiva de Israel é impiedosa", disse Abu Ayyoush.

A Suprema Corte israelense vem mantendo a política de demolições, que autoridades do Estado judeu qualificaram como punitiva e também dissuasiva para agressores em potencial.

Os palestinos querem estabelecer um Estado na Cisjordânia e na Faixa de Gaza tendo Jerusalém Oriental como sua capital, e dizem que a expansão dos assentamentos de Israel em territórios ocupados pode privá-los de um país viável e contíguo.

As conversas de paz israelo-palestinas fracassaram em 2014.

(Reportagem e redação adicional de Jeffrey Heller)