Topo

Partido Conservador britânico pede desculpas por falha em aplicativo que permite acesso como ministros

29/09/2018 15h42

Por Toby Melville

BIRMINGHAM, Inglaterra (Reuters) - O Partido Conservador da primeira-ministra britânica, Theresa May, se desculpou neste sábado, após divulgar um aplicativo de telefone para a conferência anual da legenda que permite que membros do público se conectem como autoridades do governo e vejam seus detalhes pessoais.

Dawn Foster, colunista do jornal The Guardian, descobriu uma falha no aplicativo que permitia aos usuários se conectar como qualquer participante da conferência do partido, simplesmente colocando um endereço de email.

Com isso, os números de telefone de todos os participantes do evento de quatro dias --jornalistas, membros do partido e parlamentares, incluindo ministros do governo-- podiam ser acessados.

No Twitter, Foster mostrou como conseguiu se conectar ao sistema como o ex-secretário de Relações Exteriores, Boris Johnson.

"Me deixa conectar como Boris Johnson, e logo de cara me deu todos os detalhes usados para o registro dele", escreveu ela. "Eu sou a pessoa viva mais analfabeta em tecnologia , e eu fiz isso, imagine que haja muitas mais falhas de segurança".

A brecha no aplicativo foi fechada após a falha de segurança ter sido comunicada ao partido, mas não antes que os detalhes de alguns políticos fossem acessados e, em alguns casos, alterados.

Um jornalista do site BuzzFeed disse que pelo menos ministros do gabinete receberam ligações de trote do público como consequência.

"O problema técnico foi resolvido e o aplicativo agora está funcionando com segurança", afirmou um porta-voz do Partido Conservador. "Estamos investigando mais o problema e nos desculpamos por qualquer preocupação causada."

(Por Michael Holden