Topo

Ex-governador do Paraná Beto Richa é preso pela terceira vez

19/03/2019 10h43

(Reuters) - O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi preso nesta terça-feira no âmbito de uma investigação do Ministério Público do Paraná que investiga desvios em repasses para a construção de escolas no Estado, na terceira em vez que o político é preso em seis meses.

De acordo com o MP paranaense, o ex-governador (2011 a 2018) foi detido ao lado de outras duas pessoas em operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em desdobramento da operação Quadro Negro.

A defesa de Richa afirmou que a determinação de prisão "não traz qualquer fundamento", uma vez que os fatos são antigos e que todos os esclarecimentos necessários foram feitos. Segundo o advogado de Richa, Guilherme Brenner Lucchesi, "as fraudes e desvios cometidos em obras de construção e reforma de colégios da rede pública de ensino foram descobertos e denunciados pela própria gestão do ex-governador".

Essa é a terceira prisão de Richa desde setembro do ano passado, quando ele foi preso pela primeira vez no âmbito de investigação do MP por suspeita de direcionamento de licitação e pagamento de propina em programa para recuperar e modernizar estradas rurais paranaenses.

Após ser solto por determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Richa voltou a ser preso em janeiro, desta vez em decorrência de investigação da operação Lava Jato sobre recebimento de propina. Ele havia sido novamente solto no início de fevereiro, dessa vez por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)