PUBLICIDADE
Topo

Coreia do Norte retomará "Jogos de Massa" em busca de visibilidade internacional

21/03/2019 12h53

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) - Depois de ressuscitar as grandes performances conhecidas como "Jogos de Massa" no ano passado para transmitir uma imagem de engajamento internacional e paz, a Coreia do Norte retomará o evento neste ano, disseram agências de turismo estrangeiras.

Os Jogos de Massa de setembro foram os primeiros em cinco anos e parte de um final de semana cuidadosamente coreografado para ressaltar a campanha diplomática e os planos de desenvolvimento econômico do líder norte-coreano, Kim Jong Un.

A Koryo Tours, uma das várias agências que ofereceram visitas aos jogos em 2018, disse em seu site nesta quinta-feira que o evento voltará a acontecer, provavelmente em setembro, mas possivelmente se estendendo a outros meses também.

"Os Jogos de Massa são uma forma de arte na Coreia do Norte, desenvolvida durante décadas", disse a empresa em um blog.

"Eles envolvem até 100 mil artistas em grandes exibições sincronizadas de ginástica e dança. Realmente não existe nada igual em nenhum outro país".

A Young Pioneer Tours disse que também está aceitando reservas para o show e "acredita que a procura será muito grande". "A retomada do evento se mostrou imensamente popular, com visitas à Coreia do Norte totalmente reservadas por toda a duração da nova encarnação dos Jogos", informou a empresa sobre o espetáculo de 2018.

Os Jogos de Massa são um grande chamariz para turistas, a maioria deles da China, mas a inclusão de crianças entre os artistas foi criticada por grupos de direitos humanos, que a comparam ao trabalho infantil forçado, e depoimentos reunidos por grupos de desertores descrevem regimes de treinamento brutais.