Topo

Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter recupera-se em hospital após procedimento cerebral bem-sucedido

12/11/2019 16h52

Por Gabriella Borter

(Reuters) - Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, estava se recuperando em um hospital de Atlanta nesta terça-feira, após submeter-se a um procedimento para aliviar a pressão, em seu cérebro, de sangramentos causados ​​por quedas recentes, informou o Carter Center em comunicado.

Carter, o ex-presidente vivo mais velho do país, aos 95 anos, foi internado no hospital da Universidade Emory na segunda-feira à noite para o procedimento agendado, que ocorreu três semanas depois de ele sofrer uma pequena fratura pélvica em uma queda em sua casa em Plains, na Geórgia.

“Não há complicações da cirurgia. O presidente Carter permanecerá no hospital pelo tempo que for recomendado para observação”, afirmou o comunicado.

Carter teve outra queda no início de outubro, a qual exigiu pontos em seu rosto, mas ele voltou a trabalhar logo depois, em um projeto de construção de casas para o grupo sem fins lucrativos denominado "Habitat for Humanity".

Em maio, o ex-presidente democrata quebrou o quadril, também em casa, exigindo uma cirurgia. Ele foi hospitalizado brevemente em 2017 por desidratação e foi diagnosticado com câncer de pele em 2015.

Carter, um ex-produtor de amendoim e governador da Geórgia, derrotou o presidente republicano Gerald Ford, em 1976, tornando-se, então, o 39º presidente do país, cumprindo um mandato de quatro anos na Casa Branca.

Sua presidência foi ofuscada por uma recessão econômica, uma crise de energia e a tomada de reféns norte-americanos pelo Irã, apesar de ele ter desempenhado, também, um papel de liderança na mediação dos Acordos de Camp David, levando a um tratado de paz entre Egito e Israel.

Carter perdeu sua candidatura à reeleição, em 1980, para o republicano Ronald Reagan.

Depois de deixar o cargo, em 1981, Carter tornou-se uma figura internacional e um notável humanitário. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 2002, por seus esforços para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, promover a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social.

Ele e sua esposa fundaram o Carter Center, em 1982, para continuar seu trabalho internacional e humanitário.