Topo

Malásia empossa novo premiê após saída forçada de Mahathir

01/03/2020 13h06

Por Joseph Sipalan

KUALA LUMPUR (Reuters) - Muhyiddin Yassin, político nacionalista malaio apoiado pelo partido abalado por corrupção que governou o país, foi empossado como primeiro-ministro neste domingo depois que o rei o escolheu para substituir Mahathir Mohamad, de 94 anos.

A posse encerrou uma semana de turbulência que começou com a renúncia de Mahathir em uma aparente tentativa de consolidar o poder, mas terminou com ele de lado e queixando-se de traição depois de décadas de domínio sobre a política da Malásia.

Mahathir prometeu buscar uma votação no Parlamento para desafiar o apoio de Muhyiddin, mas admitiu que pode não vencer.

Muhyiddin, de 72 anos, foi empossado em uma cerimônia do palácio em frente ao rei da Malásia, o sultão Abdullah Sultan Ahmad Shah, e prometeu cumprir seus deveres como primeiro-ministro. Seu gabinete informou que ele começaria a trabalhar lá na segunda-feira de manhã, mas não deu mais informações.

A mudança de liderança ocorre menos de dois anos depois que Mahathir se juntou ao antigo rival Anwar Ibrahim, de 72 anos, para derrotar o partido há seis décadas no poder, a UMNO, em uma plataforma anticorrupção.