Topo

EUA alertam cidadãos para riscos elevados de detenção na China

11/07/2020 14h19

PEQUIM (Reuters) - O Departamento de Estado dos Estados Unidos alertou cidadãos norte-americanos neste sábado a "exercerem elevada cautela" na China devido ao risco de aplicação arbitrária da lei, incluindo detenção e proibição de deixar o país.

"Cidadãos dos EUA podem ser detidos sem acesso aos serviços consulares dos EUA ou informação sobre seu suposto crime", disse o Departamento do Estado em um alerta de segurança emitido a seus cidadãos na China, acrescentando que eles pode enfrentar "interrogatórios prolongados e detenção prolongada" por motivos relacionados a segurança estatal.

"Equipes de segurança podem deter e/ou deportar cidadãos dos EUA por enviar mensagens eletrônicas privadas críticas ao governo chinês", acrescentou, sem citar exemplos específicos. O Departamento de Estado também não disse o que provocou o alerta de segurança.

O alerta de segurança acontece no momento em que as tensões bilaterais se intensificam por questões como a pandemia de Covid-19, comércio, nova lei de segurança de Hong Kong e alegações de violação de direitos humanos contra uigures na região de Xinjiang.

O Ministério das Relações Exteriores da China não pode ser imediatamente contatado fora do horário comercial no sábado.

(Reportagem de Lusha Zhang e Yew Lun Tian)