Topo

Prefeito de Los Angeles ordena que moradores fiquem em casa para evitar "situação temida"

03/12/2020 08h31

(Reuters) - O prefeito de Los Angeles alertou na quarta-feira que a cidade se aproxima de um "ponto de inflexão devastador", e ordenou que os moradores fiquem em casa e evitem reuniões sociais ao anunciar novas medidas de lockdown para conter uma disparada de infecções de Covid-19.

Sua ordem limita quase todas as reuniões sociais de pessoas de mais de um único lar, espelhando uma diretiva adotada por autoridades de saúde do condado na semana passada, mas isenta serviços religiosos e protestos garantidos pela Constituição.

"Nossa cidade está agora perto de um ponto de inflexão devastador, além do qual o número de pacientes hospitalizados começaria a sobrecarregar nosso sistema hospitalar, por sua vez criando o risco de sofrimento e morte desnecessários", disse o prefeito, Eric Garcetti, na noite de quarta-feira.

Los Angeles é a segunda maior cidade norte-americana e tem uma população de mais de 3,9 milhões de habitantes. O condado de Los Angeles, que abriga a cidade, registrou 414.185 infecções e um total de 7.740 mortes, de acordo com a LA Public Health.

A maneira de se escapar de uma "situação temida" é evitar se reunir com pessoas de fora do lar sempre que possível, disse Garcetti.

Ele também orientou os estabelecimentos que exigem a presença de trabalhadores a fecharem e estabeleceu restrições às viagens, mas especificou certas exceções a ambos.

As pessoas podem sair de casa "legalmente" para realizar atividades liberadas, como operações de saúde, compras em supermercados e visitas a restaurantes, disse a diretiva.

(Por Aakriti Bhalla e Shubham Kalia em Bengaluru)