Topo

Esse conteúdo é antigo

União Brasil lança pré-candidatura de Luciano Bivar à presidência

31.mai.2022 - O Presidente Nacional do União Brasil Luciano Bivar, lança a sua pré-candidatura à presidente da república pelo União Brasil. - ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
31.mai.2022 - O Presidente Nacional do União Brasil Luciano Bivar, lança a sua pré-candidatura à presidente da república pelo União Brasil. Imagem: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Maria Carolina Marcello

Da Reuters

31/05/2022 20h23Atualizada em 31/05/2022 20h23

O União Brasil lançou oficialmente nesta terça-feira a pré-candidatura do presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (PE), para disputar o Palácio do Planalto nas eleições de outubro.

Bivar é o segundo nome da chamada "terceira via" a colocar sua pré-candidatura à Presidência, depois da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

"Nós decidimos entrar em campo conscientes da responsabilidade do União Brasil diante do quadro caótico e sem alternativa que vive a sociedade brasileira", disse Bivar em evento de lançamento da pré-candidatura.

Formado a partir da fusão do PSL com o DEM, o União Brasil tem em mãos volumosos recursos eleitorais, uma vez que são consideradas as bancadas da eleição de 2018 para a definição do valor a ser destinado às legendas, e chegou a ser procurado por outros partidos da chamada terceira via para a definição de um nome único do grupo.

A legenda, no entanto, saiu pela tangente das conversas e decidiu pela candidatura própria.

Pesquisas eleitorais apontam uma liderança ampla dos dois primeiros colocados: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em primeiro lugar, com considerável vantagem sobre o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O MDB reiterou em reunião de sua Executiva Nacional na semana passada o apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet e recebeu logo em seguida o endosso do Cidadania, outro partido da chamada terceira via

Espera-se que o PSDB, que também participa do grupo, também oficialize apoio a Tebet depois que o ex-governador de São Paulo João Doria desistiu de sua pré-candidatura pela legenda.