Avião do ministro da Defesa do Reino Unido sofre interferência ao passar perto de território russo, diz fonte
Elizabeth Piper;Farouq Suleiman;Alistair Smout;
Londres
14/03/2024 15h13Atualizada em 14/03/2024 16h00
O sinal de satélite da aeronave utilizada pelo ministro da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, para retornar da Polônia sofreu interferência e acredita-se que a Rússia seja a responsável, disseram nesta quinta-feira fontes e jornalistas que viajavam com a autoridade.
De acordo com uma fonte do governo e jornalistas, o sinal de GPS sofreu interferência por cerca de 30 minutos enquanto o avião voava próximo ao exclave báltico russo de Kaliningrado.
Os telefones celulares perderam a conexão com a Internet e a aeronave foi forçada a usar métodos alternativos para determinar sua localização, disseram.
O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu a um pedido de comentário.
O porta-voz do primeiro-ministro Rishi Sunak confirmou que o incidente havia ocorrido na quarta-feira, mas acrescentou que não era "incomum".
"Durante a viagem de volta da Polônia ontem, o avião que transportava o Secretário de Defesa e sua delegação sofreu temporariamente interferência do GPS quando voava perto de Kaliningrado", disse o porta-voz.
"Isso não ameaçou a segurança da aeronave e não é incomum que aeronaves sofram interferência de GPS perto de Kaliningrado, que é, obviamente, território russo."