Tribunal do Paquistão suspende sentença de prisão de ex-premiê Khan em caso de corrupção

Por Asif Shahzad

ISLAMABAD (Reuters) - Um tribunal do Paquistão concedeu nesta segunda-feira ao ex-premiê Imran Khan um recurso a sua condenação por corrupção e suspendeu a sentença de 14 anos de prisão, de acordo com seu advogado, um alívio para seu partido, que conquistou o maior número de assentos parlamentares nas eleições nacionais de fevereiro.

Apenas uma semana antes das eleições de 8 de fevereiro, Khan e sua esposa Bushra Bibi foram condenados a 14 anos de prisão sob a acusação de venda ilegal de presentes de Estado por um tribunal.

Apesar da suspensão, Khan permanecerá na prisão devido a várias outras sentenças que foram impostas a ele antes das eleições, que também o desqualificaram para ocupar qualquer cargo público por 10 anos.

A Alta Corte de Islamabad disse que a sentença de corrupção do casal permanecerá suspensa até uma decisão final sobre a condenação, que será levada a argumentos e provas após o feriado de Eid, disse o advogado, Barrister Ali Zafar.

"Nenhuma prova sustenta essa condenação", disse ele aos repórteres do lado de fora do tribunal em Islamabad, afirmando que foi por isso que o tribunal suspendeu a sentença na primeira audiência da apelação.

Khan e sua esposa foram acusados de vender ilegalmente presentes, no valor de mais de 140 milhões de rúpias (500.000 dólares), recebidos durante seu mandato de 2018 a 2022.

Khan também foi condenado a três anos de prisão em agosto pela mesma acusação por outro tribunal, mas a sentença foi suspensa por recurso.

O ex-premiê e seu partido dizem que os processos legais foram baseados em acusações inventadas para mantê-lo fora da política a mando do poderoso Exército do país, depois que ele se desentendeu com os generais militares. O Exército nega a acusação.

Continua após a publicidade

Os militares têm governado diretamente o Paquistão durante metade de sua história, desde sua independência do domínio britânico em 1947. As Forças Armadas têm um papel superdimensionado na formação ou na queda de governos no país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes