Exército israelense ordena desocupação de subúrbio da Cidade de Gaza, provocando nova onda de deslocamento

Por Nidal al-Mughrabi

CAIRO (Reuters) - O exército israelense emitiu novas ordens de desocupação para residentes de um subúrbio a leste da Cidade de Gaza, desencadeando uma nova onda de deslocamentos neste domingo, e um diretor de hospital de Gaza foi ferido em um ataque de drone israelense, disseram médicos palestinos.

As novas ordens para o subúrbio de Shejaia, publicadas pelo porta-voz do exército israelense na rede social X na noite de sábado, aconteceram porque militantes palestinos dispararam foguetes a partir desse distrito densamente povoado no norte da Faixa de Gaza.

"Para segurança de vocês, vocês devem evacuar imediatamente para o sul", dizia o post do exército. O lançamento dos foguetes no sábado foi reivindicado pelo braço armado do Hamas, que disse que o alvo era uma base do exército israelense na fronteira.

Imagens que circularam nas redes sociais e na mídia palestina, que a Reuters não conseguiu verificar imediatamente, mostraram moradores deixando Shejaia em carroças de burro e riquixás, com outras pessoas, incluindo crianças com mochilas, caminhando.

Famílias que vivem nas áreas atingidas começaram a fugir de suas casas após o anoitecer de sábado e nas primeiras horas de domingo, disseram moradores e a mídia palestina — a mais recente de várias ondas de deslocamento desde que a guerra começou há 13 meses.

No centro de Gaza, autoridades de saúde disseram que pelo menos 10 palestinos foram mortos em ataques aéreos israelenses nos campos urbanos de Al-Maghazi e Al-Bureij desde sábado à noite.

(Reportagem redação de Nidal al-Mughrabi)

Deixe seu comentário

Só para assinantes