Incêndio em boate na Macedônia do Norte mata 59 e fere mais de 100
Por Fatos Bytyci e Aleksandar Vasovic
(Reuters) - Um incêndio atingiu uma boate lotada na manhã deste domingo na cidade de Kocani, na Macedônia do Norte, matando 59 pessoas e ferindo mais de 100, depois que faíscas atingiram o teto durante a apresentação de uma banda ao vivo.
Mandados de prisão foram emitidos para quatro pessoas em conexão com o incêndio, disse o ministro do interior Pance Toskovski. A agência de notícias estatal Mia disse que a polícia deteve o dono do clube pelo incidente.
Um vídeo do evento, verificado pela Reuters, mostrou uma banda tocando no palco ladeada por dois sinalizadores, cujas faíscas brancas incendiaram o teto.
Amigos e familiares foram separados em meio ao pânico enquanto pessoas corriam em direção às saídas.
"Todo mundo estava tentando se salvar", disse a sobrevivente Marija Taseva, 22, à TV local 5.
Enquanto tentava escapar, Taseva caiu no chão e foi pisoteada pelas pessoas, ficando com um ferimento na bochecha. Na pressa, ela perdeu contato com a irmã, que continua desaparecida.
"Não conseguimos encontrá-la em nenhum hospital", disse ela.
O ministro do Interior, Pance Toskovski, confirmou que o incêndio foi causado por "dispositivos pirotécnicos" cujas faíscas desencadearam o incêndio.
Cerca de 148 pessoas foram hospitalizadas em Skopje, Kocani e cidades vizinhas, disse o Ministro da Saúde Arben Taravari em uma coletiva de imprensa. Dezoito pessoas ficaram gravemente feridas, disse Taravari.
A emissora pública MRT da Macedônia do Norte relatou que 27 pessoas foram hospitalizadas no Hospital Municipal de Skopje com queimaduras graves, e outras 23 estavam sendo tratadas no Centro Clínico. Entre os feridos, havia menores, disse a MRT.
As pessoas procuravam por entes queridos desaparecidos online e em hospitais por todo o país neste domingo.
Simeon Sokolov, 50, encontrou sua filha Anastasija no pronto-socorro do hospital 8 de setembro, na capital Skopje, onde ela estava sendo tratada de queimaduras e inalação de fumaça.
"Só sei que há muitas crianças que sofreram", disse ele à Reuters. "Os médicos estão fazendo seu trabalho e o número é grande."
Alguns pacientes foram levados de avião para os países vizinhos Bulgária, Sérvia e Grécia para tratamento, disseram autoridades dos países.
INVESTIGAÇÃO
O promotor público da Macedônia do Norte, Ljupco Kocevski, disse que cinco promotores investigariam o incidente.
"No momento, ordens foram emitidas para coleta de evidências" e algumas pessoas estavam sendo ouvidas, disse Kocevski, sem dar mais detalhes.
Os bombeiros apagaram a entrada carbonizada e fumegante da boate "Pulse" antes do amanhecer, enquanto as ambulâncias saíam do local, mostraram imagens de TV de uma emissora local.
Imagens da Reuters mostraram o teto de ferro ondulado do clube queimado, tendo desabado em alguns lugares, com suas vigas de madeira internas expostas e enegrecidas.
O primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Hristijan Mickoski, disse no Facebook: "Este é um dia difícil e muito triste para a Macedônia! A perda de tantas vidas jovens é irreparável, a dor das famílias, entes queridos e amigos é imensurável."
Depois de visitar os feridos em um hospital em Skopje, a presidente da Macedônia do Norte, Gordana Siljanovska Davkova, vestida de preto e lutando contra as lágrimas, disse que as autoridades estavam prontas para fazer tudo para ajudar todos os afetados.
"Eu simplesmente não consigo compreender isso... que desastre, que tragédia."
(Reportagem de Aleksandar Vasovic, Fatos Bytyci e Lefteris Papadimas; Redação de Edward McAllister)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.