Topo

Federação sindical mundial lança site para valorizar trabalhadores dos serviços públicos

30/04/2018 23h00

Neste 1º de maio dos trabalhadores, a ISP - Internacional de Serviços Públicos - uma federação sindical mundial, lançou o site "One Day".

A ISP, que representa mais de 20 milhões de trabalhadores, decidiu, através do novo site, mostrar a história de 16 funcionários públicos em nove países: Filipinas, Japão, Indonésia, Itália, EUA, Chade, Líbano, Guatemala e Brasil.

Os vídeos mostram as batalhas na linha de frente contra a privatização e a austeridade. Um dos filmes fala da difícil realidade do Dr. Yunus no Chade, que luta pela vida dos pacientes e tenta, ao mesmo tempo, combater a ditadura no país. Também temos a historia de Aoki, um bombeiro japonês, que luta pelo direito a sindicalização.

"Os trabalhadores são lembrados pela mídia somente quando há greve. Nós queríamos mostrar a rotina dos funcionários que, muitas vezes, arriscam a própria vida" explica Marcelo Netto, responsável de comunicação da ISP.

Para ele, existe uma real perseguição contra o trabalhador público: "por ele ser a ponte entre a sociedade e o governo, o funcionário público acaba se tornando o inimigo nº 1 dos governantes, como vimos na Turquia, onde 152 mil trabalhadores foram demitidos ou presos".

A baixa remuneração também é um dos temas que pode ser encontrado nos filmes. Marcelo Netto lembrou do caso das enfermeiras na Libéria que perderam o emprego por exigir salários mais condicentes com os riscos no cuidado a pacientes com ebola.

O ISP acompanha a situação sindical em 163 países e defende os direitos humanos, o acesso a serviços públicos de qualidade e trabalha com o sistema das Nações Unidas, em parceria com outras organizações.

Ouça a entrevista completa clicando na foto acima