Obesidade pode atingir um quarto da população mundial em 2045
Se a tendência atual for confirmada, 22% da população mundial estará com excesso de gordura corporal. O alerta é de um grupo de pesquisadores, que apresentam suas conclusões nesta quarta-feira (23) no Congresso Europeu sobre Obesidade, que acontece em Viena, na Áustria.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 13% dos adultos (11% homens e 15% mulheres) eram obesos em 2016. Cientistas dinamarqueses e britânicos fizeram uma projeção mostrando que esse número crescerá para 22% se as pessoas não mudarem seu comportamento e alimentação, incentivados por políticas públicas.
Nos Estados Unidos, a situação é ainda mais preocupante. Cerca de 55% da população pode ser obesa em cerca de 30 anos. É o caso atualmente de 39% dos americanos, que têm 30% ou mais de gordura em relação à massa corporal, o chamado IMC. Segundo um estudo americano publicado em junho de 2017, a proporção de pessoas obesas dobrou em 73 países desde 1980.
Obesidade favorece doenças e morte precoce
O aumento do peso populacional também indica um potencial aumento dos casos de diabete tipo 2, que deve atingir 12% da população em 2045, contra 9% hoje. O resultado esperado é o aumento da mortalidade causada pelas doenças cardiovasculares e de certos tipos de câncer. O Brasil está acima da média mundial, com cerca de 18,9% obesos, segundo dados de 2016, contra 14,5% na França.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.