Topo

Suspeito de planejar atentado é solto por engano na França

22/08/2018 09h01

O ministério da Justiça francês afirmou nesta quarta-feira (22) que um suposto jihadista, que estava em prisão preventiva à espera de seu julgamento na ...

Oualid B. foi solto no dia 3 de abril por um juiz que se esqueceu de renovar a ordem de prisão preventiva. Ele está atualmente em liberdade, mas “sob estrito controle judiciário”, segundo o ministério da Justiça. Quem primeiro denunciou a soltura do suspeito foi o jornal francês Le Canard Enchaîné.

A ministra da Justiça, Nicole Belloubet, pediu a abertura de uma investigação para “entender como um ato que pode ter consequências graves, tendo em conta o perfil do envolvido, pôde acontecer.”

Juiz é aconselhado a deixar o cargo

De acordo com o Canard Enchaîné, o juiz responsável pelo erro foi aconselhado por seus superiores a deixar o cargo. Ele ainda não recebeu nenhuma punição.

Em maio, Oualid B. foi detido pela polícia por se encontrar fora da zona autorizada por seu controle judiciário, mas foi novamente solto. O Canard Enchaîné afirmou que o acusado dirigia sem documento e com um smartphone contendo fotos de jihadistas armados e um vídeo de propaganda da organização terrorista Estado Islâmico (EI).

No total, 15 pessoas fazem parte do mesmo processo antiterrorista de Oualid B., incluindo um menor de idade. Oito deles já partiram para a zona entre o Iraque e a Síria dominada pelo EI.

“Se houve um projeto de atentado, o alvo nunca foi declarado”, alegou o advogado de defesa dos acusados. “Ele foi descoberto durante o encontro anual do Conselho Representativo das Instituições Judaicas (CRIJ) da França, mas não foi provada uma ligação entre eles”, acrescentou.