França anuncia criação de um museu em homenagem às vítimas do terrorismo
O anúncio foi feito durante a 19ª cerimônia anual de homenagem às vítimas do terrorismo, realizada em Paris. O evento é organizado pela Associação francesa das vítimas do terrorismo (AFVT) e pela Federação nacional das vítimas de atentados e acidentes coletivos.
“Quero que um museu-memorial seja criado e que sua prefiguração seja lançada sem demora”, declarou Macron diante de representantes e familiares de vítimas do terrorismo, além de personalidades políticas francesas. O presidente também anunciou a criação, até o final deste ano, de um Centro Nacional de Recursos e Resiliência, com o objetivo de acompanhar os sobreviventes de atentados. O chefe de Estado também confirmou que haverá um aumento da ajuda financeira destinada às vítimas francesas de terrorismo no exterior.
A França vive sob uma constante ameaça terrorista, com vários atentados jihadistas perpetrados desde 2015. A onda de ataques deixou 246 mortos em menos de três anos.
Para Bilal Mokono, sobrevivente dos atentados de 13 de novembro em Paris, as medidas anunciadas são apenas “simbólicas”. “Não acho que se me derem uma medalha eu vou voltar a andar”, desabafou o jovem, que participou da cerimônia em sua cadeira de rodas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.