Topo

Europa: temporais matam na Itália e neve bloqueia estradas francesas

30/10/2018 08h45

Os temporais que atingem a Itália desde domingo (28) deixaram ao menos nove mortos, anunciou nesta terça-feira (30) a proteção civil italiana.

Devido às fortes chuvas e inundações, várias escolas permanecem fechadas em Roma, Nápoles, Verona e Veneza, onde a maré atingiu um nível quase recorde de 1,56m na tarde de segunda-feira. Além das precipitações e inundações, há também deslizamentos de terra, como um mar de lama que varreu casas em na cidade de Trentino, no norte da Itália.

As habituais passarelas de madeira de Veneza, que permitem caminhar no seco em caso de inundação, deixaram de ser seguras. A Praça de São Marcos ficou inacessível para os turistas e muitos decidiram percorrer as ruas ao redor. As crianças iam nos ombros de seus pais e com os pés encharcados.

"Acqua alta"

Essa é a sexta vez na história recente da cidade que o "acqua alta" supera os 150 cm: em 1951 chegou a 151 cm; em 1976 a 166 cm; em 1986 chegou a 159 cm; em 2008 ficou em 156 cm e em novembro de 1966 alcançou um nível recorde de 194 cm.

Além de Veneza, praticamente toda a Itália está em alerta: vermelho no norte (Liguria, Lombardia, Veneto, Friuli, Trento) e Abruzzo (centro), e laranja em grande parte do resto da península e na Sicília.

Na fronteira da Itália com a Suíça, há 170 turistas e empregados de um hotel bloqueados na cidade de Col du Stevio, a mais de 2,7 mil metros de altitude, devido à neve.

Neve na França

Na França, 17 departamentos, principalmente no norte, continuam sobre alerta de neve e gelo nesta terça-feira. Nas cidades próximas às regiões montanhosas do centro do país, até 16 cm de neve foram registrados na última madrugada. Ao menos dois mil veículos ficaram bloqueados em estradas da região central da França. No total, 200 mil casas estão sem energia elétrica nas regiões atingidas pela neve.

A Europa do Leste também é castigada pela onda de frio e tempestades de chuva e neve. Alerta vermelho na Eslovênia; na Croácia, cidades foram inundadas pelas chuvas e o tráfego férreo foi interrompido em várias localidades. E na República Tcheca, foram fortes ventos que derrubaram árvores, interrompendo a passagem de trens e prejudicando o abastecimento de energia elétrica para pelo menos 30 mil casas.