Topo

Para receber torcedores, final da Liga dos Campeões é transferida de Istambul para o Porto

13/05/2021 12h31

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal vai sediar a final da Liga dos Campeões da Europa. A Federação Europeia da Futebol (Uefa) oficializou nesta quinta-feira (13) a transferência do duelo entre o Chelsea e o Manchester City, em 29 de maio, de Istambul, na Turquia, para a cidade do Porto. A transferência vai permitir a presença de torcedores ingleses no estádio.

A decisão da Uefa foi tomada devido à grave situação pandêmica em Istambul e das restrições de viagens entre o Reino Unido e a Turquia. O refúgio português foi a melhor opção para poder garantir a presença de pelo menos 12.000 torcedores ingleses nas arquibancadas do moderno Estádio Dragão, no Porto. Se o Estádio Atatürk fosse mantido, a final da Liga dos Campões não poderia ter a presença do público.

Em um comunicado, a entidade europeia informou que inicialmente 6.000 ingressos serão disponibilizados para cada clube, para a venda a seus torcedores. O número de espectadores autorizados no estádio do Dragão para a final da Champions será anunciado em breve. O local tem capacidade total para acolher 50.000 pessoas em uma época normal.

"Os torcedores tiveram que sofrer durante mais de 12 meses sem a possibilidade de assistir suas equipes no estádio. Privá-los da oportunidade de ver a final ao vivo não era uma opção e estou feliz por constatar que alcançamos um compromisso", afirmou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

Istambul fica sem a final pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, Istambul fica sem a final da Champions e a decisão do torneio segue para Portugal. Em 2020, Lisboa recebeu o 'Final 8' (quartas de final, semifinais e final) em agosto, formato adotado para concluir a Liga dos Campeões, vencida pelo Bayern Munich após vitória sobre o PSG por 1-0.

"Espero estar em Istambul para uma final da Liga dos Campeões e para muitos outros eventos em um futuro próximo", afirmou Ceferin. O comunicado da Uefa não dá detalhes se houve algum acordo sobre a final da edição de 2022, prevista inicialmente para ocorrer em São Petersburgo, na Rússia.

Em um primeiro momento foi mencionada a possibilidade de levar a final de 2021 para o Reino Unido, pois os clubes são ingleses e o país vai reabrir parcialmente as arquibancadas para os torcedores nas duas últimas rodadas do campeonato inglês este mês.

Em Portugal, as partidas da última rodada do campeonato nacional, prevista para 19 de maio, poderão receber um número limitado de pessoas para testar o efeito do retorno do público aos estádios, anunciaram os organizadores da competição.