Topo

"Neymar, qual é o problema?": imprensa francesa se preocupa com saúde mental de jogador brasileiro

19/10/2021 08h39

A imprensa francesa desta terça-feira (19) trata da ausência do jogador brasileiro Neymar no duelo entre o Paris Saint-Germain e o Leipzig pela Liga dos Campeões nesta noite. Os jornais acreditam que muito além da forma física, o atleta não está bem psicologicamente. 

O jornal Le Parisien estampa sua capa com uma foto do craque e pergunta: "Neymar, qual é o problema?". Para o diário, o brasileiro protagoniza um início de temporada decepcionante. 

A reportagem afirma que tudo ia bem até ontem, quando Neymar pareceu bem humorado durante o treinamento, mas a divulgação de sua lesão no músculo adutor causou surpresa. "O episódio que não vai facilitar o avanço da equipe parisiense", diz o diário.

Segundo Le Parisien, Neymar não vai nem fisicamente, nem mentalmente. "Aproximando-se dos 30 anos, o superstar pena para encontrar sua forma", diz.

"O que aconteceu com o verdadeiro Neymar, aquele que era capaz de marcar gols ou de fazer passes decisivos a cada partida?", pergunta o jornal. A matéria também exibe os números de um início de temporada extremamente distante do que era esperado do brasileiro. 

Mesmo tom do lado do jornal Le Figaro, que estampa a manchete: "Neymar, tristeza passageira ou começo do fim?". A declaração que o jogador fez, na semana passada, afirmando que talvez a Copa de 2022 seja sua última, preocupa o diário e os torcedores do PSG. 

Mas, dentro do clube parisiense, o espírito é de otimismo. Ao jornal Le Figaro, o técnico Mauricio Pochettino garantiu que o craque continuará jogando e tudo vai bem com ele. Segundo o treinador, o brasileiro "mostra sua paixão pelo futebol todos os dias" e seguirá nos campos ainda "por muitos anos".  

O novo Pelé

Para o diário, uma coisa é certa: "a pressão que há sobre Neymar é considerável", especialmente em relação à seleção brasileira. Segundo Le Figaro, Neymar lida há anos com a expectativa de ser o novo Pelé. 

"É um jogador, mas, antes de tudo, ele é um homem", analisa o ex-craque Sonny Anderson, em entrevista ao jornal. "Um homem sozinho na Seleção, onde ele é o atleta principal e a única estrela há muito tempo", destaca Le Figaro

É justamente a atuação de Neymar na equipe brasileira que incomoda o jornal esportivo L'Equipe, que diz não compreender porque o jogador não tem a mesma performance quando entra em campo pelo time parisiense. Na última sexta-feira (15), na vitória de 4 a 1 contra o Uruguai, o atacante teve uma atuação brilhante, marcando um gol, fazendo dois passes decisivos e abusando da criatividade. Ou seja, "tudo o que o Ney não faz no PSG", escreve o diário.