Topo

Rainha Elizabeth II é vista dirigindo sozinha perto do castelo de Windsor

01/11/2021 13h26

A rainha Elizabeth II foi fotografada dirigindo um carro em sua propriedade do Castelo de Windsor, onde descansa seguindo as recomendações de seus médicos. Nos últimos dias, surgiram rumores sobre o estado de saúde da monarca, após uma hospitalização em outubro para "exames preliminares"

As fotos publicadas na imprensa britânica  mostram a monarca de 95 anos sozinha em um carro, um Jaguar verde, com óculos de sol e um lenço no cabelo. A rainha recebeu recomendações médicas para repousar, em 20 de outubro, após sua internação, um dia depois de uma recepção no Castelo de Windsor. Na ocasião, ela foi vista com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o empresário americano Bill Gates.

Seguindo o conselho de seus médicos, a soberana deve renunciar a qualquer viagem oficial durante ao menos duas semanas, anunciou na sexta-feira à noite o Palácio de Buckingham. No entanto, poderá continuar realizando "tarefas leves", incluindo audiências por videoconferência.

Sua última aparição pública foi na quinta-feira (28), quando entregou a medalha de ouro da poesia ao poeta inglês David Constantine, durante uma audiência, por videoconferência. Em um vídeo de 24 segundos transmitido pelo palácio, ela aparece sorrindo, conversando com o poeta por meio das telas.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que conversa com a rainha todas as semanas, afirmou em uma entrevista no sábado que a chefe de Estado estava "em ótima forma" e que deveria "simplesmente seguir os conselhos de seus médicos e descansar".

Participação cancelada na COP26

A rainha cancelou seu comparecimento à cúpula do clima COP26, que acontece nas próximas duas semanas em Glasgow. "Sua Majestade está triste de não poder comparecer à recepção, mas se dirigirá aos delegados reunidos por meio de uma mensagem gravada em vídeo", informou o Palácio de Buckingham em um comunicado.

A presença da soberana na conferência do clima da ONU no início da semana que vem era muito esperada. Ultimamente, a família real tem participado ativamente de questões relacionadas ao meio ambiente.

A monarca também deve cancelar sua participação no Dia da Lembrança em 13 de novembro, que homenageia os soldados britânicos e da Commonwealth mortos na Primeira Guerra Mundial, mas "mantém a firme intenção" de estar presente no evento que marca o Domingo da Lembrança no dia seguinte, informou o comunicado real publicado na sexta-feira.

Rainha estaria "esgotada"

Rainha há quase 70 anos, Elizabeth II deve celebrar no próximo ano seu jubileu de platina, continua mostrando um bom estado físico e psíquico em público. Nos últimos tempos, participou quase diariamente de compromissos oficiais. No entanto, recentemente foi vista caminhando com uma bengala.

Uma fonte próxima à soberana, citada pelo Sunday Times, afirma que Elizabeth II está "esgotada" devido à sua agenda cheia. Segundo o jornal, ela desistiu de seu gin e Dubonnet no almoço e de seu martini à tarde por recomendações médicas.

Com o recorde de longevidade na história da monarquia britânica, a rainha é uma personalidade muito querida no Reino Unido e no mundo. Ela é elogiada por ter conseguido preservar a monarquia, apesar das grandes transformações sofridas pelo Reino Unido, entre elas o Brexit e as diversas crises, como a morte da princesa Diana, em 1997.

No entanto, o recente afastamento conturbado da monarquia britânica de seu neto Harry e sua esposa Meghan - que foram morar na Califórnia - e as acusações de agressões sexuais contra seu filho Andrew abalaram a instituição.

Apesar das constantes especulações sobre a possibilidade de uma aposentadoria, especialmente após a morte em abril de seu marido Philip, aos 99 anos, Elizabeth, chefe de Estado de 16 nações, mantém uma agenda carregada, mas ela já não realiza mais viagens ao exterior, onde é representada por seu filho, o príncipe-herdeiro Charles, de 72 anos, cuja popularidade entre os britânicos é inferior à da própria rainha e do príncipe William.

(Com informações da AFP)