Entre propostas radicais, Colômbia vai às urnas em 2° turno para escolher presidente
Os colombianos votam neste domingo (19) para eleger seu novo presidente. Os eleitores escolherão, no segundo turno, entre o esquerdista Gustavo Petro e o independente Rodolfo Hernández, dois candidatos com propostas radicais de mudança para um país em crise.
A votação começou às 10h pelo horário de Brasília com o voto do presidente Iván Duque, impedido por lei de concorrer à reeleição. O chefe de Estado votou na central Plaza de Bolívar, em Bogotá.
Já Hernández, que denunciou um plano para assassiná-lo após o primeiro turno, votou cercado por guarda-costas na cidade de Bucaramanga, onde ele foi prefeito.
O senador e ex-guerrilheiro Petro, de 62 anos, venceu o primeiro turno com 40% dos votos, contra 28% para Hernández. Mas sua vantagem diminuiu após o jogo de alianças e uma campanha bastante agressiva. Já Hernández, 77 anos, se apresentou na disputa como um outsider rico, que trazia uma mensagem anticorrupção e de austeridade.
Os eleitores puniram as forças que historicamente governaram e escolherão entre duas alternativas incertas que despertam medo em diferentes setores. Se Petro vencer, a esquerda chegará ao poder pela primeira vez no país. Mas se a vitória for para Hernandez, um milionário sem partido que enfrenta problemas com a justiça estará à frente da Colômbia.
Ambos têm experiência como prefeitos. Petro governou Bogotá (2012-2015) e Hernández Bucaramanga (2016-2019), uma cidade de cerca de 600.000 habitantes. Ele é economista e defende que os ricos paguem mais impostos. Hernandez é engenheiro e pretende reduzir o IVA de 19% para 10%.
Ambos concordam em restabelecer as relações com a Venezuela, apoiar o acordo de paz de 2016 com as extintas Farc e buscar o diálogo com o Exército de Libertação Nacional, o último grupo guerrilheiro reconhecido no país.
Os dois candidatos à Presidência também escolheram mulheres afrodescendentes para a vice-presidência. A ambientalista Francia Márquez faz chapa com Petro e a acadêmica Marelen Castillo é a vice-presidente de Hernández. Cerca de 39 milhões de colombianos foram convocados para votar até as 18h pelo horário de Brasília.
(Com informações da AFP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.