Topo

Gal Costa morre aos 77 anos: "Uma cantora genial", diz crítica francesa

09/11/2022 12h27

A cantora baiana e internacionalmente conhecida Gal Costa morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo, informou a sua assessoria de imprensa. A causa da morte teria sido um infarto. Veja aqui as entrevistas de Gal à RFI sobre os seus shows na França. 

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira.

Ela estava em turnê com o show "As várias pontas de uma estrela". 

A jornalista francesa Véronique Mortaigne, especialista em música brasileira que trabalha para o jornal Le Monde e a Radio Nova, entre outros, estava arrasada quando contatada pela RFI. "O Le Monde me pediu para escrever sobre Gal Costa; mas eu ainda estou sob o choque da notícia. Eu não esperava... estou completamente entristecida", disse, procurando palavras.

"Eu estava escutando outro dia, por acaso, aquela maravilhosa canção 'Vapor Barato' na voz de Gal, ela era genial. Estou muito triste", disse Mortaigne, que morou no Brasil e está escrevendo um livro sobre o país. "Estou cansada de tantos clichês sobre o Brasil."

Show recentes em Paris

Gal Costa fez um show em Paris no La Cigale, no ano passado, depois de ter o seu show de 2020 adiado por conta da Covid-19. 

Em 2018, o show "Trinca de Ases", reunindo os baianos Gilberto Gil e Gal Costa e o ex-Titã Nando Reis, lotou a casa de espetáculos La Seine Musicale. A apresentação em Paris foi uma das últimas da turnê europeia do trio, depois de ter feito sucesso no Brasil.

"O show nasceu de maneira improvisada, a partir de uma homenagem aos cem anos de nascimento de Ulysses Guimarães, em Brasília", contou Gal em entrevista exclusiva à RFI Brasil. Veja um trecho abaixo:

O 'set list' trazia vários sucessos dos três artistas, como "Baby", "Esotérico" e "All Star", além de três inéditas, feitas especialmente para o show: "Trinca de ases" (de Gil), "Dupla de ás" (de Nando Reis) e "Tocarte", letra de Gil e que recebeu música de Nando. Gal também cantou "Pérola Negra", em homenagem a Luiz Melodia, que havia morrido no ano anterior.

Em 1985, a cantora veio fazer um show em Antibes, no sul da França, e foi entrevistada pela jornalista Maria Emília Alencar, nos primórdios da redação brasileira da RFI, que nasceu em 1982. Ouça um trecho abaixo: 

Gal estava com a agenda de shows suspensa após passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita no final de setembro.