França se prepara para onda de frio intenso; algumas regiões podem atingir -15°C
O inverno chegou em dezembro, mas o frio aparentemente vem dar as caras na França neste fim de semana. Enquanto alguns temem, outros estão ansiosos. O país se prepara para temperaturas particularmente baixas nos próximos dias. É provável que as regiões do leste sejam as mais expostas, pois o ar continental gelado estará soprando mais forte nessas zonas.
A temperatura geral do país cairá gradualmente até atingir um pico na quarta-feira (10), quando o indicador nacional de temperatura estará em -1°C, antes de começar a subir novamente até o próximo fim de semana. Mas não se espera que o ar gelado afete todas as regiões da mesma forma.
De acordo com o La Chaîne Météo, o nordeste do país - da Alsácia a Auvergne Rhône Alpes - será a região mais afetada por essa onda de frio.
Levada pelo ar continental muito frio, essa parte da França pode ver as temperaturas despencarem para -10°C ou -15°C à noite nas regiões localizadas em vales profundos ou propensas a baixas temperaturas, como o vale de Chamonix (zona turística perto da fronteira da França, Suíça e Itália). Durante vários dias, não há previsão de degelo em Estrasburgo (a 490 km de Paris), o que significa que as temperaturas vão permanecer baixas.
A oeste do Marne, Nièvre e Puy-de-Dôme, a onda de frio deve ser um pouco menos severa, com temperaturas mínimas oscilando entre -5° e -10° (embora ainda -5° abaixo das normais sazonais).
Mais ameno na costa do Atlântico e no sul
O clima ainda será um pouco mais ameno nas regiões que fazem fronteira com o Canal da Mancha e a costa do Atlântico, onde as temperaturas mínimas ficarão entre -5° e 0°. No entanto, La Chaîne Météo adverte que dias sem degelo não podem ser descartados em Lille (norte a 230 km de Paris), Rouen (a 135 km de Paris) e Rennes (a 350 km de Paris).
Não é de surpreender que o arco mediterrâneo e a Córsega devam ser os menos afetados por essa onda de frio. O ar úmido do Mediterrâneo pode fazer com que a neve caia em altitudes muito baixas no interior e, às vezes, até na costa, alerta o site especializado.
Vento frio da Escandinávia
Esse fenômeno meteorológico, conhecido como "Moscou-Paris", pode ser explicado pelo frio muito intenso que está ocorrendo em grande parte do norte da Europa. O frio escandinavo está oscilando entre -25 e -40°C na maior área da Escandinávia e do oeste da Rússia.
É a primeira vez que isso acontece em 6 anos, conforme o Météo France. No início da próxima semana, as temperaturas máximas mal chegarão a 0°C na região da Ile-de-France, onde fica a capital Paris, bem como no leste e no centro da França.
(com agências, Le Parisien e sites de meteorologia)
1 comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Antonio Froilano Melo de Carvalho
Uai ! E o ESQUECIMENTO GLOBOL ?