Euro 2024: com nariz quebrado, Mbappé é dúvida na partida contra a Holanda
Vai jogar ou não vai? O suspense ainda paira em torno da participação do astro da seleção francesa, Kylian Mbappé, no jogo contra a Holanda nesta sexta-feira (21), pela Euro 2024, às 21h no horário local. Com o nariz quebrado, o atacante deveria desistir da participação no início da semana, mas ainda há esperanças de ver o craque em campo.
Nicolas Bamba, da RFI
Relacionadas
Disputar uma partida da fase final sem Kylian Mbappé é uma situação nova para a seleção francesa. Em todas as grandes competições desde a sua estreia internacional, em 2017, incluindo a Copa do Mundo de 2018, a Euro 2021 e a Copa do Mundo de 2022, Mbappé esteve em campo durante todas as partidas (18 jogos, incluindo 16 como titular). Mas a fratura no nariz sofrida pelo jogador na segunda-feira (17), na primeira partida contra a Áustria pela Euro 2024, pode quebrar nessa sequência.
O novo craque do Real Madrid por enquanto não precisa ser operado. Mas a partir de terça-feira, vários meios de comunicação garantiram que ele não seria escalado pelo técnico Didier Deschamps contra a Holanda nesta sexta-feira, para o choque do Grupo D do Campeonato Europeu. Por precaução, Mbappé também teria que desistir da última partida da primeira rodada contra a Polônia.
Por enquanto, tudo não passa de especulação e a decisão ainda não foi anunciada. Mbappé treinou separado do grupo na quarta-feira, com um curativo no nariz. Na quinta-feira, na véspera do encontro com os holandeses, ele voltou a treinar, exibindo a sua agora famosa máscara protetora azul-branca-vermelha, decorada com as iniciais KM, um galo e o seu número 10 rodeado por duas estrelas.
Holanda teme Mbappé tanto quanto seus substitutos
A participação do artilheiro na partida contra a Holanda permanece um grande mistério. Na quarta-feira, William Saliba garantiu que o companheiro "estava melhor". Adrien Rabiot acrescentou que nenhuma decisão havia sido tomada. Na quinta-feira, Didier Deschamps deu um pouco mais de esperança. "Tudo está indo na direção certa. (...) Faremos com que ele esteja pronto para a partida", afirmou.
Apesar das especulações sobre a participação do craque, vale lembrar que o encontro de hoje guarda outro suspense. A França dominou a Áustria na segunda-feira (1-0) e os holandeses também venceram a Polônia (2-1) 24 horas antes. Com Mbappé ou não, haverá muito em jogo. O vencedor vai garantir sua passagem para as oitavas de final e pode passar a última partida da fase de grupos sem pressão.
Do lado holandês, a tentativa é não não focar no caso Mbappé. "Só Deschamps sabe, teremos que esperar", disse Ronald Koeman, o treinador, durante uma coletiva de imprensa. "Mas a França é muito forte, mesmo que ele não jogue... Seu substituto também será muito forte", acrescentou.
Caso Kylian Mbappé ficasse de fora da partida, a alternativa para Deschamps seria colocar Olivier Giroud para substitui-lo posição por posição, tirar Randal Kolo Muani do banco ou apostar em Antoine Griezmann, habituado a jogar no meio de campo e no ataque. Mas talvez nenhum ajuste seja necessário se "KM" estiver em campo.