Lançado há 30 anos, álbum do Oasis volta ao topo das paradas no Reino Unido

O álbum de estreia do Oasis, "Definitely Maybe", lançado há 30 anos, voltou para o topo das paradas no Reino Unido, após o anúncio de que o grupo de "BritPop" se reuniria para uma turnê em 2025.

O álbum que revelou o grupo dos irmãos Liam e Noel Gallagher ocupou o primeiro lugar dos mais vendidos quando foi lançado em 1994. Segundo a organização que estabelece o ranking de vendas, esta é a primeira vez em 14 anos que o Oasis se encontra no topo das paradas britânicas.

O disco contém os sucessos "Supersonic" e "Live Forever" e teve um aumento nas vendas e no número de downloads de 408% em apenas uma semana, acrescentou a The Official Charts Company. O lançamento de uma versão aniversário, incluindo sessões de gravação, impulsionou a disparada.

O segundo álbum do grupo, "(What's the story) Morning Glory?" (1995), subiu para o quarto lugar nas vendas, enquanto a coletânea "Times Flies... (1994-2009)", lançada em 2009, chegou à terceira posição.

"Um grande obrigado a todos que apoiaram o Oasis esta semana", reagiu o grupo na conta X dedicada à sua futura turnê.

Volta celebrada com euforia

Este retorno ao topo surge depois do grupo ter anunciado, na semana passada, um reencontro para uma série de apresentações no próximo verão (no hemisfério norte) no Reino Unido e na Irlanda. "Como se a enorme demanda pelas datas da turnê não bastasse, a força duradoura do Oasis é ilustrada pelo sucesso de "Definitely Maybe" esta semana", saudou, em comunicado à imprensa, Martin Talbot, gerente-geral da The Official Charts Company.

Os integrantes do Oasis, fundado em 1991 em Manchester, se separaram em 2009, desgastados pelas recorrentes tensões entre os dois irmãos Gallagher, que desde então seguiram carreira cada um de seu lado. O anúncio da volta da banda despertou um entusiasmo delirante de seus fãs, que correram para sites de vendas no dia 31 de agosto para conseguir ingressos para a turnê.

Confusão na venda de ingressos

Mas esta procura por bilhetes transformou-se num caos, com muitas denúncias de listas de espera e mau funcionamento das plataformas, em particular da gigante Ticketmaster UK.

Continua após a publicidade

A prática de "preços dinâmicos", que fez com que os valores dos bilhetes disparassem muito além das tarifas inicialmente apresentadas, também gerou controvérsia, levando o órgão de fiscalização da concorrência a abrir uma investigação sobre a Ticketmaster UK. O governo, por sua vez, disse que quer investigar esta prática.

Na Irlanda, onde o Oasis deverá realizar dois shows em Dublin, o órgão de fiscalização da concorrência anunciou que também abriu uma investigação à venda de bilhetes depois de receber mais de 100 reclamações.

Desde então, a banda anunciou duas datas de apresentações adicionais, em setembro de 2025 em Londres, com novas regras de marketing para os fãs excluídos da primeira venda.

Deixe seu comentário

Só para assinantes