Incêndio em subprefeitura de Paris assusta moradores e mobiliza bombeiros: "parecia a Notre-Dame"
O prédio histórico da subprefeitura do 12º distrito de Paris foi atingido na madrugada de domingo para segunda-feira (27) por um grande incêndio que destruiu parte do telhado e queimou o campanário de 35 metros de altura. O fogo foi controlado após três horas, segundo um porta-voz do corpo de bombeiros da capital, que foi alertado por volta das 3h20. Cerca de 60 caminhões e 150 homens participaram da operação, que alguns moradores compararam ao incêndio na catedral Notre-Dame, em 2019.
"Olhei pela janela e vi a torre do sino incendiada. Parecia o incêndio na Notre-Dame", disse o jovem Aurélien à rádio francesa Franceinfo, que viu o fogo pela janela.
"Os quatro pilares do campanário não foram afetados", afirmou o tenente Matthieu Lamouliatte à imprensa no local.
Segundo ele, a estrutura não corre mais o risco de cair, mas foi danificada. "Os arquitetos da prefeitura de Paris estão avaliando a situação", acrescentou.
Os bombeiros, que passaram a noite toda no local, deverão continuar monitorando o prédio nesta segunda-feira. A água que se acumulou debaixo do telhado durante a luta contra as chamas terá que ser evacuada.
A origem do incêndio ainda não foi determinada. "Não há elementos que sugiram um incêndio criminoso", afirmou o Ministério Público de Paris em um comunicado à imprensa. "A investigação sobre as causas do incêndio analisará, em particular, as condições de segurança da reforma que estava em andamento para consertar o telhado e o sistema elétrico do edifício", reiterou.
#incendie #paris La mairie de #Paris12 en feu cette nuit #pompierdeparis pic.twitter.com/HUCZcGp5Ma
? Antoine Gerbelle (@GerbelleLaVie) January 27, 2025
Sete mangueiras de incêndio e escadas foram usadas para combater as chamas que atingiram o prédio do século 19, no sudeste da capital. O telhado foi "seriamente danificado" e o campanário "não está estabilizado", disse a assessoria da Prefeitura de Paris. Obras, móveis e os registros civis já foram protegidos.
"A incerteza permanece em relação à estabilidade da torre", declarou mais cedo o secretário de Segurança Pública, Laurent Nuñez, à rádio RTL, estimando que "provavelmente a análise do que aconteceu levará vários dias".
"Que emoção ao ver do incêndio na subprefeitura do 12º distrito, que tanto nos lembra o da Notre-Dame de Paris", reagiu na rede X a Ministra da Cultura Rachida Dati, lembrando as chamas que atingiram a igreja em 2019.
Quelle émotion devant l'incendie de la mairie du 12e arrondissement qui nous rappelle tant celui de Notre-Dame de Paris.
? Rachida Dati ? (@datirachida) January 27, 2025
Merci aux pompiers & policiers qui sont intervenus au milieu de la nuit pour sauver ce symbole de démocratie de proximité, auquel les habitants sont attachés. https://t.co/WGA8iRxTqV
Um grande perímetro de segurança foi estabelecido nas primeiras horas da manhã pela polícia ao redor da subprefeitura do 12º distrito de Paris. "O fogo se espalhou com o vento e tudo está inundado [ao redor do prédio] porque continuou a chover [durante os trabalhos dos bombeiros]", disse uma moradora, avisada do incêndio volta das 6h. Como o prédio não é contíguo a nenhum outro edifício, não houve risco de propagação.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, lamentou o "incêndio gravíssimo" que causou "danos consideráveis" no local. "Todos os serviços públicos aos moradores já estão mantidos e serão prestados na subprefeitura do 11º distrito", disse.
(Com informações da AFP)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.