Topo

Patriota prepara projeto de lei para reajustar salários do Itamaraty

26/06/2012 21h21

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assinou nesta terça-feira minuta de projeto de lei que prevê a incorporação ao salário das gratificações recebidas por assistentes e oficiais de chancelaria. Esste é um dos principais pontos da pauta de reivindicações dos servidores do Itamaraty, que estão em greve há uma semana.

O Sindicato Nacional dos Servidores do MRE (Sinditamaraty) informou que a proposta é equiparar os vencimentos de diplomatas, assistentes e oficiais de chancelaria aos de outras carreiras de Estado.

A proposta será encaminhada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O Sinditamaraty disse que o documento reconhece "a indesejável distorção entre as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro", que acarretou "grave problema de gestão na política de pessoal do Ministério de Relações Exteriores".

Atualmente a greve afeta 110 embaixadas e consulados brasileiros no exterior, além de quatro postos regionais do Itamaraty no Brasil (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná). Em Brasília a paralisação teve adesão de quase 60% dos servidores.