Barbosa venceu um segundo preconceito, diz Ellen Gracie
Primeira mulher a se tornar ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie disse que o novo presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, venceu um segundo preconceito.
"Quando Joaquim ingressou no tribunal já foi momento muito importante", disse Ellen, que foi ministra entre 2000 e 2011. "Na ocasião, eu assinalei que fui a primeira mulher e venci um primeiro preconceito", continuou a ministra que, quando assumiu, a Corte sequer tinha banheiro feminino próximo ao plenário.
"Quando a gente supera um primeiro preconceito, torna-se mais fácil superar um segundo e um terceiro. Com isso nos tornamos uma sociedade melhor", completou a ministra aposentada do STF.
Barbosa foi o primeiro negro a assumir como ministro do STF. Ele tomou posse na vaga deixada pelo então ministro Moreira Alves, em 25 de junho de 2003. Hoje, tornou-se o primeiro negro a presidir o STF.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.