Topo

Líder do PSOL articula candidatura à presidência da Câmara

31/01/2013 13h49

O líder do PSOL na Câmara, deputado Chico Alencar (RJ), articula sua candidatura à presidência da Casa e pode oficializar ainda nesta tarde seu nome como quarto candidato da disputa. O deputado fluminense conversa com parlamentares aliados desde o início manhã e a expectativa é que, se confirmada a decisão de entrar na eleição, a liderança do PSOL na Câmara deve registrar a candidatura de Alencar junto à Secretaria Geral da Mesa.

Esta seria sua segunda tentativa nesta legislatura: o deputado concorreu na troca de comando da Câmara em 2011.

A candidatura de Alencar foi ventilada após a divulgação de nota na qual a liderança do PSOL apresenta propostas "na expectativa de que venham a ser assumidas por uma candidatura à altura da vocação de grandeza do Parlamento brasileiro".

O texto também critica a prática do "toma lá dá cá" presente no Congresso. O Senado e a Câmara "não podem ficar prisioneiros da política rasteira, fundada no patrimonialismo, no clientelismo, no toma lá dá cá da mera reprodução de mandatos - por mais que essas práticas sejam antigas na vida nacional".

Na nota, o partido defende a votação de temas como a reforma política, a proposta que acaba com o voto secreto no Congresso e quer a prioridade para votação de projetos de autoria de parlamentares. Aponta ainda que o Congresso deve ter uma "relação altiva" com o Executivo.

O partido diz que é necessário fazer do Congresso um espaço de debate de ideias. "Nenhum tema deve nos assustar: todos devem ser enfrentados e discutidos, sob pena de continuarmos perdendo nossa capacidade de legislar", afirma o partido.

O favorito na disputa é o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN). Também concorrem a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) e o deputado Julio Delgado (PSB-MG).