Topo

Dilma dá entrevista para livro sobre trajetória política de Lula

23/08/2013 19h39

O escritor Fernando Morais esteve reunido, por cerca de duas horas, na tarde desta sexta-feira, 23, com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, residência oficial, para colher depoimentos para um livro sobre a trajetória política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A obra contemplará desde a prisão do ex-presidente durante o regime militar, em 1980, até o fim do segundo mandato, em 2010, segundo disse o escritor ao deixar o Palácio da Alvorada. De acordo com ele, o livro está "prontinho" e reunirá depoimentos e informações colhidas com mais de 50 pessoas, inclusive o ex-presidente Lula.

"Estou há dois anos e meio grudado nele", disse o escritor, acrescentando que houve uma interrupção nas conversas com o ex-presidente em razão do tratamento contra o câncer. "Estou ouvindo todo mundo que conviveu com ele nesse período, não só da área política, mas da área sindical, polícia, gente que prendeu ele", completou.

Sucessão

Ao ser questionado se, durante a conversa com Dilma, havia sido abordada a perspectiva eleitoral do próximo ano, Fernando Morais foi taxativo: "Nós só falamos de passado". O escritor evitou detalhar a reunião com a presidente e o teor dos depoimentos já ouvidos. "Não vou contar essas coisas, não. Se não vocês não compram o meu livro", disse o escritor a jornalistas.

Em tom descontraído, o escritor disse que estava "tão interessado em Lula" durante a reunião que acabou se esquecendo de perguntar à presidente sobre a história revelada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta sexta, segundo a qual a presidente teria andado de moto anonimamente em Brasília. "Eu sou motoqueiro também, podia ter trocado ideia", disse ao ser questionado sobre o assunto.