Topo

ONS confirma que apagão no Nordeste foi causado por incêndio

02/09/2013 20h23

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou nesta segunda-feira (2) que, em reunião realizada entre técnicos de órgãos do governo e empresas do setor, foi concluído que o apagão que atingiu toda a região Nordeste na semana passada foi mesmo causado por uma queimada.

Você Manda

Sua cidade foi afetada pelo apagão? Você foi prejudicado de alguma maneira e fez um registro? Envie fotos para vocemanda@uol.com.br

O incêndio provocou os curtos-circuitos que resultaram nos desligamentos de duas linhas de transmissão de 500 quilovolts (kV). Segundo o operador, os fatos foram evidenciados por meio de inspeção "in loco" conduzida pelo Ministério de Minas e Energia e por registros oscilográficos.

"Visando conter a propagação do distúrbio provocado pela perda dessas duas linhas, o sistema de proteção projetado para esse fim atuou isolando a área afetada. Esse fato determinou uma situação de desequilíbrio entre oferta e a demanda de energia na região Nordeste, levando esse sistema ao colapso", afirmou o ONS, em nota.

Nordeste vive caos no trânsito e serviços após apagão

A reunião, realizada na sede do operador, no Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes do ministério, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) e de 23 agentes envolvidos, de geração, transmissão, distribuição e consumidores livres.

Segundo o ONS, o processo de recomposição do sistema foi concluído em três horas e meia após o início da ocorrência.

O operador acrescentou que o detalhamento da análise do incidente e a indicação de medidas adicionais para aprimorar a segurança do sistema serão apresentados no relatório de análise de perturbação (RAP), que encontra-se em elaboração e será publicado "oportunamente".

O apagão ocorrido no Nordeste deverá voltar a ser discutido no próximo encontro mensal do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico, que reúne a cúpula energética do governo Dilma Rousseff, marcado para esta quarta-feira.