Topo

Procuradoria eleitoral dá parecer favorável a registro do Solidariedade

02/09/2013 20h00

A vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau divulgou, nesta segunda-feira (2), parecer favorável ao registro do Solidariedade no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O partido, que tem entre seus fundadores o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), prevê atrair cerca de 30 parlamentares, se conseguir o registro até 5 de outubro, prazo final para filiação dos candidatos que queiram participar na eleição de 2014.

O Ministério Público Eleitoral foi chamado a opinar no processo porque havia contestações quanto ao número mínimo de assinaturas de apoio necessárias, de 492 mil.

O Solidariedade enviou parte das fichas de apoio diretamente ao TSE, seguindo estratégia do PSD para agilizar a tramitação do processo. Para Sandra, como foi permitido para uma sigla, deverá ser permitido para todas.

Os autos voltam agora para o relator do processo no TSE, ministro Henrique Neves da Silva, para proferir seu parecer e voto sobre a proposta, que deve ir em breve à análise do plenário do TSE.