Topo

Capivara invade loja de roupas no interior de SP e é retirada por bombeiros; assista

Siga o UOL no

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2020 19h25

Uma capivara invadiu uma loja de roupas na tarde de ontem, na Vila Ferrarezi, em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo. Imagens das câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o momento em que o animal chega correndo pela calçada e em seguida entra na loja. Ela acabou sendo retirada por bombeiros.

Segundo o proprietário do estabelecimento, Cláudio Paviani, 32, ele estava no local acompanhado de duas funcionárias e dois representantes comerciais, quando perceberam a chegada do animal. À primeira vista, pensaram que era um cachorro, mas ao se aproximarem, perceberam que se tratava de uma capivara grande.

"Ela entrou, parou e ficou olhando para nós, como se estivesse pedindo ajuda. Foi uma cena bem inusitada. E como dá para ver no vídeo, ela estava bem acelerada, assustada, mas a partir do momento que ela entra aqui dentro, ela já entrou tranquila", disse Cláudio. Segundo ele, ninguém na loja tentou espantá-la.

O comerciante ainda contou que a capivara deixou algumas marcas de sangue pelo chão, levantando a possibilidade de estar ferida, embora não houvesse machucados aparentes em seu corpo. Segundo Cláudio, não há mata ou lagos próximos na região, e essa foi a primeira vez que ele viu uma capivara nas redondezas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada do animal. "E aí ela foi caminhando devagar até o banheiro e fechamos a porta devagar para ela não se assustar. Colocamos uma vasilha de água e ali ela ficou calminha até a chegada do Corpo de Bombeiros", afirmou o comerciante.

Capivara entra em loja de Santa Bárbara d’Oeste (SP) - Reprodução - Reprodução
Capivara entra em loja de Santa Bárbara d’Oeste (SP)
Imagem: Reprodução

Os bombeiros chegaram ao local cerca de meia hora depois. Segundo Cláudio, a capivara foi bem tratada enquanto esteve em sua loja. "A gente até brincou que nem tinha como ela reclamar, que estava no ar condicionado, com uma aguinha e bem confortável. Veio no lugar certo", disse, aos risos.

A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste disse que, até as 12 horas de hoje, não havia sido informada sobre a captura dessa capivara. A pasta disse ainda que a Secretaria de Meio Ambiente não foi notificada. O Centro de Controle de Zoonoses da cidade confirmou que também não foi acionado para fazer a soltura do animal em local apropriado.

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara disse que a equipe que participou da captura só retornará ao trabalho na sexta-feira (31). Contudo, eles não souberam dizer o que foi feito com o animal e nem onde foi feita a soltura.